Consulta diaria

Primeira leitura: Atos 15,7-21: 
Não se devem inquietar os que dentre os gentios se convertem a Deus
Salmo: 95
Proclamai às nações a sua glória
Evangelio: Jo 15,9-11: 
Disse-vos essas coisas para que a vossa alegria seja completa

9 Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
11 Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.

Comentário

Três vezes Jesus repete nestes versículos o verbo "permanecer". O Reino de Deus não é questão de religião, nem de cumprimento de leis. É questão de amor perseverante. Permanecer significa perseverar, amar com insistência. Devemos vencer com amor os momentos que vivemos, as enfermidades demoradas, os sistemas sócio-políticos injustos que estão destroçando a vida de pessoas, culturas e que puseram em risco o planeta inteiro. Vimos nos noticiários que uma jovem deu à luz a seu bebê no banheiro de um hospital, porque a enfermeira e o médico de plantão, não a atenderam em tempo. O que está na raiz da indiferença com que a receberam? A falta de perseverança no amor. Gasta-se milhões em cirurgias estéticas sem necessidade, enquanto milhões de pobres não têm dinheiro para serem atendidos. O que está acontecendo? Não teria esfriado o nosso amor? O egoísmo, a ganância pelo dinheiro, a ambição pelo poder desgastam o amor. Peçamos ao Senhor a graça de permanecer no amor, ao estilo de Jesus.

Santo do Dia

S. João I

523-526 ? papa e mártir ? \"João? significa \"Deus é misericordioso?


523-526 ? papa e mártir ? \"João? significa \"Deus é misericordioso? o 53 sucessor de Pedro, pontificando de 523 a 526. Seu pontificado foi marcado pelo conflito entre os imperadores Justino I, o Católico, e o ariano Teodorico, o Godo. Teodorico governava o império do Ocidente e Justino I, o império do Oriente. Por volta de 524, Justino I publicou um edito, ordenando o fechamento das igrejas arianas em Constantinopla e a exclusão dos seguidores de Ario dos cargos civis e militares. Teodorico reagiu contra tais medidas e forçou João I a uma viagem a Constantinopla para solicitar a revogação do edito. Ao chegar em Constantinopla, João I foi recebido pelo imperador e pelo povo com honrarias e festas. Além de satisfazer parte das reivindicações, o próprio imperador Justino fez-se coroar pelo papa, o que desagradou a Teodorico. Acusado de cumplicidade com o imperador Justino, João I foi lançado na prisão, onde morreu de fome e de sede em 526.