Consulta diaria

Primeira leitura: Atos 15,1-6:
 Controvérsia com a comunidade de Antioquia
Salmo: 121
Que alegria quando me vieram dizer:"Vamos subir à casa do Senhor..."
Evangelio: Jo 15,1-8: 
Eu sou a videira; vós, os ramos

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.
Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Comentário

A Páscoa não é uma semana que passa. É a maneira de caminhar seguindo a Jesus, tentando conhecê-lo mais e compreendê-lo melhor. No tempo anterior à páscoa nos preparamos para o encontro profundo com a humanidade de Jesus. No tempo que segue à celebração pascal, saboreamos o evangelho procurando compenetrar-nos com o Senhor. É tempo de crescimento e encontro com nossa própria fé, abertos à mensagem de Jesus e aos irmãos. Saber estender a mão, dialogar, manifestar ternura, ouvir. Páscoa é um programa de vida que nasce da Videira, Jesus, e se estende aos ramos e ao tronco inteiro. A videira é um dos símbolos bíblicos de Israel. Jesus proclama a si mesmo como Videira Verdadeira, ou seja, que devemos abandonar as videiras falsas. A adesão a Jesus e a seu projeto do Reino leva-nos a produzir bons frutos permanecendo nele, e nele nos encontramos e nos enxertamos uns nos outros. Esta permanência em Jesus é o critério a partir do qual devemos viver, sentir e agir.

Santo do Dia

B. Antônia Messina

1919-1935 ? virgem e mártir ? \"Antônia?, feminino de \"Antônio?
e quer dizer \"aquela que vai à frente?

Antônia Messina nasceu em Orgosolo, perto da cidade de Nuoro, Sardena, Itália. Jovem, militante da Ação Católica, vivia intensamente sua fé pela participação nos movimentos paroquiais. Tinha como modelo de vida S. Maria Goretti, uma adolescente assassinada por resistir às tentativas de estupro de um jovem. Sua sorte, porém, não foi diferente. Certa manhã, quando recolhia lenha num bosque foi agredida por um jovem que queria violentá-la e acaba sendo assassinada a pedradas pelo agressor. Foi beatificada no dia 4 de outubro de 1987.