Consulta diaria

Primeira leitura: Atos 13,44-52: 
Porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos
Salmo: 97
Os confins da terra puderam ver a salvação de nosso Deus
Evangelio: Jo 14,7-14: 
Aquele que me viu, viu também o Pai

7 Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.
Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai...
10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei.

Comentário

Os judeus conheciam a Deus, mas não O tinham experimentado como Pai. A experiência de Jesus é diferente: ele conhece o Pai e age em seu nome. Quando fala de Deus refere-se a seu Pai e a seu projeto de vida. Ante o pedido de Filipe: “Mostra-nos o Pai e isso nos basta”, Jesus lhe diz: “Filipe, isso é o que estou tentando revelar-lhes há três anos: Quem me vê, vê o Pai”. Quando vemos Jesus tratando com tanto carinho as crianças, os enfermos; tratando com tanta delicadeza as mulheres; estamos vendo a ternura do Pai que se manifesta nele. Tudo o que Jesus disse e fez foi uma progressiva revelação do Pai. Ninguém conhece o Pai se não conhece a Jesus. É urgente que os cristãos redescubramos a pessoa de Jesus de Nazaré. Devemos voltar ao Jesus histórico, que viveu e agiu na Palestina do século primeiro. Nele se revelou o Pai Deus, providente, misericordioso e cheio de ternura.

Santo do Dia

Nossa Senhora de Fátima

\"Fátima? tem muitos significados, entre os quais: \"a que deixou de mamar?,
\"a esplêndida?, \"a fecunda?

As aparições de Nossa Senhora, em Fátima, aos três pastorinhos portugueses, Lúcia, 10 anos, Francisco, 9 e Jacinta, 7 anos, iniciaram-se no dia 13 de maio de 1917. A Virgem pediu-lhes que ali viessem por seis meses seguidos no dia 13 à mesma hora. Pediu também que rezassem o terço todos os dias pela paz do mundo e o fim da guerra (I Guerra Mundial). A notícia espalhou-se rapidamente e uma grande multidão acorreu a Fátima e foi testemunha de numerosos prodígios, como o giro do Sol sobre si mesmo. Em 1946, perante uma multidão de 800 mil pessoas, Nossa Senhora foi coroada solenemente em Fátima. No dia 13 de maio de 2000, Jacinta e Francisco foram beatificados por João Paulo II. A Virgem de Fátima é invocada com a seguinte oração:

Santíssima Virgem, nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três pastorinhos os tesouros de graças contidos na prática do vosso santo rosário. Incuti profundamente em nós o apreço a essa devoção, a vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da redenção, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça.... que vos pedimos, se for para melhor colaborarmos com a glória de Deus, que é a vida em abundância do ser humano. Amém.
(Em seguida 13 de maio 281 Maio reza-se o pai-nosso, a ave-maria e o glória).