Consulta diaria

Primeira leitura: 1Cor 1,17-25: 
Pregamos Cristo crucificado, escândalo para os homens, mas para os que são chamados, sabedoria de Deus.
Salmo: Sl 32,1-2. 4-5. 10ab.11 (R. 5b): 
Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
Evangelio: Mt 25,1-13: 
O noivo está chegando. Ide ao seu encontro.

 

Tema: Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja (Memória)

Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos, esta parábola: ?O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ?O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!? Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ?Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando.? As previdentes responderam: ?De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores?. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ?Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!? Ele, porém, respondeu: ?Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!? Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora.

 

Comentário

Hoje celebramos a memória de Agostinho de Hipona. Este santo do século V é um protótipo da verdadeira conversão. Agostinho, que em sua juventude levou uma vida dissipada e desordenada, graças à oração e às lágrimas incessantes de Santa Mônica, sua mãe, cuja memória celebramos ontem, conheceu Jesus e o deixou entrar em sua vida. Ele se tornou um cristão de pleno direito, bispo, teólogo, fundador de uma ordem de vida consagrada, uma referência obrigatória para todo cristão porque, além do testemunho de sua conversão, aprofundou os fundamentos da fé. Ele estava alerta ao ouvir o chamado do Senhor na hora certa. Ele foi capaz de responder com todo o seu amor, seu ser, sua inteligência, seus bens e sua vontade. Como as virgens do evangelho, ele não adormeceu, confiante. Saiu ao encontro do noivo e foi jantar com ele. Convido você a perguntar sobre a vida de Agostinho de Hipona para fortalecer sua experiência de fé. Como você vive seu processo de conversão todos os dias de sua existência?

Santo do Dia
S. Agostinho
354-430 ? bispo e doutor da Igreja ? \"Agostinho? deriva de
\"Augusto?, que significa \"sublime?, \"divino?

De Tagaste, África, Aurélio Agostinho foi \"o filho das lágrimas? de S. Mônica. Por volta de 375 foi com a família para a frívola e corrupta Cartago, onde conheceu os maniqueus e tornou-se mestre de retórica. Ajuntou-se a uma mulher de nome desconhecido com quem teve um filho, Adeodato. De Cartago foi para Roma e depois para Milão, onde viveu de 384 a 388, ganhando a vida ensinando retórica. Em 387, abandonou os maniqueus e fez-se batizar ele, o filho e alguns amigos, pelo bispo S. Ambrósio. Retornou a Tagaste, entregando-se à ascética e ao estudo da Bíblia, mas a experiência como presbítero da Igreja de Hipona, em 391, levou-o a perceber a importância da dimensão eclesial, do estudo da teologia, dos valores cristãos. Bispo de Hipona, conduziu seu rebanho por cerca de 35 anos (396-430), combatendo as heresias e instruindo o povo com sermões e escritos. Deixou-nos vasta obra escrita, entre a qual, sua autobiografia: Confissões.