Consulta diaria

Primeira leitura: 1Cor 1,1-9: 
Nele fostes enriquecidos em tudo.
Salmo: Sl 144,2-3. 4-5. 6-7. (R. Cf. 1b): 
Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!
Evangelio: Mt 24,42-51: 
Ficai preparados!

 

Tema: Santa Mônica (Memória)

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: Ficai atentos! Porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas, se o empregado mau pensar: 'Meu senhor está demorando', e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

 

Comentário

Os contadores de histórias afirmam que houve um vigia noturno que sonhou na noite anterior que ladrões haviam roubado o negócio tarde da noite. O gerente da empresa, alertado pelo sonho da sentinela, redobrou as medidas de segurança e conseguiu efetivamente prender os ladrões. No dia seguinte, ele deu à sentinela um bônus suculento junto com a carta de demissão ... injusto que todos pensassem em aprender, mas a explicação do gerente era muito clara; não se podia confiar em uma sentinela dormindo e sonhando durante a vigília noturna. Isso pode acontecer conosco também. Podemos adormecer e ser surpreendidos pela chegada repentina do Reino de Deus. Ninguém sabe "nem o dia nem a hora", o Senhor entra em nossas vidas e nossa história na hora menos esperada. O importante é estar sempre preparado na alegre espera para viver agradavelmente aquele momento de alegre encontro com o Senhor da vida. Como você se prepara diariamente para esse encontro com o Senhor do reino?

Santo do Dia
S. Mônica
331-387 ? \"Mônica? significa \"solitária?, \"monja?

Natural de Tagaste, África, S. Mônica foi a mãe de S. Agostinho, que graças às insistentes orações e ao testemunho de fé da mãe se converteu ao amor de Jesus Cristo. É o exemplo da mãe cristã que não apenas gera filhos para o mundo, mas também, por tantas e tantas vezes, em meio a sofrimentos e lágrimas, os gera de novo para a vida de Deus. Para consolá-la, um dia lhe foi dita a célebre frase: \"Não se pode perder um filho de tantas lágrimas!? Rezando e mantendo-se firme na fé, Mônica gerou para a fé não só o rebelde filho, Agostinho, mas ainda o infiel marido, Patrício, que também se converteu e recebeu o batismo um ano antes de morrer.