Consulta diaria

Primeira leitura: 2Ts 3,6-10.16-18: 
Quem não quer trabalhar, também não deve comer.
Salmo: Sl 127,1-2. 4-5 (R. 1): 
Felizes todos que respeitam o Senhor!
Evangelio: Mt 23,27-32: 
Sois filhos daqueles que mataram os profetas.

 

 

Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: 'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Completai, pois, a medida de vossos pais!'

 

Comentário

O exterior é sempre bonito, luminoso e atraente. O que mais agrada as pessoas é o belo e magnífico do exterior. Todo o ser humano foi deslumbrado com ouro, mármore, grandes monumentos, altares luxuosos, cenas cheias de pompa e linda decoração. Mas Jesus é profundo. Ele não se deixa deslumbrar com práticas e formalismos externos, nem pelas aparentes belezas que são mostradas no cumprimento da religião. O profeta, quando vivo, incomoda os mais religiosos da sociedade; mas quando ele morre, monumentos e altares são erguidos por toda parte. O que Jesus criticou no passado continua sendo o pão diário dentro da Igreja. Para as pessoas religiosas, aqueles que colocam o dedo na ferida, aqueles que pedem justiça, não apenas na sociedade, mas também na Igreja, tornam-se personagens irritantes; são reconhecidos como hereges e são forçados ou sutilmente excluídos pelas autoridades religiosas.

Santo do Dia
S. Teresa Jornet
1843-1897 ? fundadora ? \"Teresa? quer dizer \"natural de Terásia?,
ilha do mar Egeu


Teresa Jornet é a fundadora das Irmãs dos Velhinhos Necessitados. Nasceu em 1843, em Aytona, Catalunha. Professora, por um tempo ajuntou-se às Terceiras carmelitas e depois ingressou nas Clarissas, onde permaneceu por dois anos. Com problemas de saúde, retornou às Terceiras carmelitas, orientadas por um seu tio sacerdote, assumindo a diretoria da escola da ordem. Mais tarde, junto com Pe. Saturnino López Novoa e algumas companheiras, fundou em Valença a primeira casa da congregação, dedicada ao serviço dos idosos necessitados. Sua obra logo se difundiu pela Europa e Américas. Sem demagogias e outro interesse que não o de servir os mais pequeninos e desamparados, Irmã Teresa Jornet passou a vida inteira procurando ser fiel ao reclamo de Jesus: \"Tudo o que vocês fizerem ao último dos meus irmãos a mim estarão fazendo? (cf. Mateus 25,40). Nesta esteira, seguem hoje as Irmãzinhas dos Velhinhos Necessitados, espalhadas em suas numerosas casas pelo mundo.