Consulta diaria

Primeira leitura: 2Ts 2,1-3a.14-17: 
Conservai firmemente as tradições que vos ensinamos.
Salmo: Sl 95,10. 11-12a. 12b-13 (R. 13b): 
O Senhor vem julgar nossa terra.
Evangelio: Mt 23,23-26: 
Vós deveríeis praticar isto, sem, contudo, deixar aquilo.

 

 

Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem, contudo, deixar aquilo. Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.

 

Comentário

"Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!" É o clamor de protesto que Jesus profere com força e sem medo. O evangelho de hoje o capta muito bem e o aproxima dos cristãos, para que atinja a sua consciência. Esta palavra de Jesus quer alcançar a mente e o coração dos batizados. Esse grito não é olhar para trás, para os personagens da Palestina do primeiro século, mas para cada seguidor de Jesus ratificar, existencialmente, que a coisa mais importante é "justiça, misericórdia e fé". Todo o capítulo 23 de Mateus poderia ser chamado de radiografia da hipocrisia religiosa de todos os tempos, também da Igreja. Uma das tentações da pessoa religiosa é cumprir com todos os preceitos, com todas as normas, com tudo estabelecido, mas sem ter amor, sem ser movido pela força humanizadora que reside no coração. Não se pode esquecer que o mal é feito muitas vezes, de maneira sutil, com a máscara da observância religiosa.

Santo do Dia
S. Luís
1214-1270 ? rei ? \"Luís? significa \"guerreiro famoso?


Luís nasceu em Poissy, a 25 de abril de 1212. Aos 12 anos foi coroado rei da França e, aos 17, casou-se com Margarete de Provença, com quem teve onze filhos. Branca de Castela, sua mãe, educou-o na fé católica, da qual ele jamais se afastou, procurando pautar sua vida pelo evangelho. Participava diariamente da missa, procurando em tudo a integridade de vida. Seu exemplo de vida íntegra e exemplar ficou gravado na mente e no coração de seu povo. Sua fé era sincera, seus julgamentos imparciais, sua compaixão sem limites, seu senso de justiça digno de confiança. Não se preocupava apenas com a paz e o bem material dos súditos, mas também com o bem espiritual das pessoas. Em cumprimento de uma promessa feita quando se achava gravemente enfermo, tornou-se cruzado, organizando duas cruzadas não apenas para resgatar os lugares santos das mãos dos infiéis, mas para submeter-se à penitência e ao aperfeiçoamento moral e espiritual. Na primeira, foi derrotado e preso no Egito; na segunda, contraiu a peste e morreu perto de Cartago.