Consulta diaria

Primeira leitura: Ap 21,9b-14: 
A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze Apóstolos do Cordeiro.
Salmo: Sl 144(145),10-11.12-13ab.17-18 (R. cf. 12a): 
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
Evangelio: Jo 1,45-51:
Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.

 

Tema: São Bartolomeu, Apóstolo (Festa)

Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José". Natanael disse: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!" Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

 

Comentário

O encontro com Jesus é a experiência que marca a existência de uma pessoa. O que Filipe e Natanael viveram resume o que tem que acontecer na vida de todo crente hoje, se ele se deixa encontrar pelo Senhor. É essencial que toda pessoa batizada alcance um relacionamento pessoal com Jesus, que marque sua vida de maneira que outros homens e mulheres vejam na pessoa que abraça o discipulado o próprio Deus. Jesus é quem resume a lei e os profetas. Ele é a Palavra autorizada do Pai. Ele é quem revela o modo de ser e de agir de Deus. Se a pessoa batizada aceita o testemunho de Jesus, então é chamada a fazer em primeira pessoa a experiência do Filho que dá a conhecer o Pai e em testemunha do amor de Deus que liberta e humaniza. Somente assim outras pessoas conhecerão e reconhecerão Jesus como o Cristo, o Filho de Deus, e assim terão vida em abundância.

Santo do Dia
S. Bartolomeu, Apóstolo
NT ? \"Bartolomeu? quer dizer \"filho de Tolmai? e \"Natanael?,
\"dom de Deus? ? é invocado contra as doenças da pele


Natural de Caná, Bartolomeu, ou Natanael (cf. Jo 1,46; 21,2), foi um dos Doze apóstolos, e deixou para a posteridade sua confissão de fé em Jesus: (\"Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel? (cf. Jo 1,41-51). É lembrado também nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas (Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,14) sempre junto a Filipe. Pouco se sabe sobre sua atividade apostólica após a ascensão de Jesus. Segundo antiga tradição armênia, S. Bartolomeu pregou o evangelho na Índia e lá foi esfolado vivo e decapitado.