Consulta diaria

Primeira leitura: Ez 37,1-14: 
Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! Vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel.
Salmo: Sl 106,2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R. 1): 
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
Evangelio: Mt 22,34-40: 
Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo.

 

Tema: São Pio X, Papa (Memória)

Naquele tempo: Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?' Jesus respondeu: '`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!' Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ?Amarás ao teu próximo como a ti mesmo?. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.

 

Comentário

A primeira realidade que deve atingir a consciência daqueles que ouvem a mensagem de Jesus, no relato evangélico de hoje, é que Deus é amor. Essa revelação vigorosa que Jesus faz por si só mudará a lógica não apenas da compreensão de Deus, mas também dos relacionamentos humanos. Então, para entrar na lógica e na proposta de vida que Jesus faz ... é necessário, obrigatório e indispensável amar. Isso não muda a página. Toda a proposta de Jesus é um convite ao crente para se tornar semelhante a Deus. Isso não significa que o crente tenha tudo em suas próprias mãos, mas que coloque tudo nas mãos de outros, nas mãos do mesmo Pai e nas mãos dos irmãos para tornar este mundo uma experiência cheia de humanidade e de vida abundante. Só podemos experimentar Deus no coração. Amar é ter o irmão e a irmã em seu próprio coração. Essa é a novidade de ser cristão.

Santo do Dia
S. Pio X
1835-1914 ? papa ? \"Pio? significa \"piedoso?

Natural de Riese (Veneza), Itália, José Sarto veio de uma mãe costureira e de um pai funcionário público. Estudou graças à ajuda de pessoas bondosas. Ordenado padre em 1858, passou a vida como pároco e reitor de um seminário. Piedoso, mas prático, sabia conciliar oração e ação, inteligência e coração. Atraía a todos pela sua conduta simples e exemplar. Em 1884, sagrou-se bispo de Mântua; em 1893, cardeal; em 1903, papa, com o nome de Pio X. Preocupado com a indiferença religiosa da época, via no movimento modernista uma ameaça à fé e aos bons costumes. Inspirado no lema \"Restaurar todas as coisas em Cristo?, codificou a lei canônica, reorganizou a Cúria romana, incentivou o estudo da Bíblia e da doutrina cristã (catequese). Reformou o culto e o canto litúrgicos, animando os fiéis à prática sacramental, à comunhão freqüente. Impulsionou os católicos à ação social mediante a Ação Católica. Em sua grandeza moral transparecia Deus, pois de Deus vivia e em Cristo havia restaurado a sua vida.