Consulta diaria

Primeira leitura: Ez 28,1-10: 
Tu és um homem e não um deus; mas pensaste ter a mente igual à de um deus.
Salmo: Dt 32,26-27ab. 27cd-28. 30. 35cd-36ab (R. 39c): 
Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
Evangelio: Mt 19,23-30: 
É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.

 

 

Naquele tempo: Jesus disse aos discípulos: 'Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.' Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: 'Então, quem pode ser salvo?' Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.' Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?' Jesus respondeu: 'Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

 

Comentário

A riqueza sempre será um problema para entrar na lógica do Reino de Deus. Mesmo aquela administrada pela Igreja ou por congregações religiosas. Você precisa ser vigilante, para tornar sua vida como Jesus pede! A riqueza é um problema sério porque alimenta a lei natural. Jesus subverte o modelo natural de existir e propõe uma nova lógica, que é, em última análise, antilógica para a escala de valores do mundo e da religião. Para acessar a experiência do Reino, você deve abandonar esses pseudovalores e entrar no caminho indicado por Jesus. Esse caminho não consiste em ascetismo, penitência ou aumento do estilo devocional, mas em assumir a escala de valores que ele propõe, totalmente incompatível com os modelos impostos à cultura. A proposta de Jesus não é para uma "eternidade" distante. Nem é teoria ou algo para o futuro distante. A proposta subversiva de Jesus é que ele esteja presente, faça a história entrar na lógica de Deus.

Santo do Dia
S. Helena
c. 255- imperatriz ? \"Helena? quer dizer \"Lua?

Helena nasceu em Bitínia, por volta de 255. Mulher de Constâncio, por ele foi repudiada por causa de sua condição plebéia. Mais tarde, seu filho, Constantino, tornou-se imperador, recebendo o título de Augustus. Resgatou, então, a honra da mãe, dando-lhe o título da mais alta dignidade que uma mulher poderia receber àquela época: Augusta. Mandou também construir-lhe um palácio e cunhar moedas com sua efígie. Em 326, partiu ela para a Terra Santa. Ali construiu três basílicas: a basílica Atanásia, que significa ressurreição, situada próxima ao Calvário; a basílica da Natividade, em Belém, onde Jesus nascera; e a Igreja dos Discípulos e da Ascensão, no alto do Monte das Oliveiras. Santo Ambrósio (340-397) relata a descoberta da Cruz de Jesus por S. Helena. Ao chegar ao Gólgota, ela disse: \"Aqui está o lugar do combate. Onde está a vitória?? Ao escavar o chão, encontraram as cruzes dos três condenados, e a cruz de Jesus foi identificada devido à inscrição: \"Jesus Nazareno, Rei dos Judeus?. S. Helena morreu na Nicomédia e seus restos mortais foram trasladados para Roma.