Consulta diaria

Primeira leitura: Ez 18,1-10.13b.30-32: 
Vou julgar cada um de vós segundo a sua conduta.
Salmo: Sl 50,12-13. 14-15. 18-19 (R. 12a): 
Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro!
Evangelio: Mt 19,13-15: 
Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.

 

 

Naquele tempo: Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: 'Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.' E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

 

Comentário

Jogar sobre os outros a culpa pelos males do presente faz com que nos fechemos num círculo vicioso que não nos permite amadurecer na fé. Em troca, aceitar com humildade nossa responsabilidade diante da realidade que vivemos e agir de acordo com a justiça de Deus, conforme as exigências dessa realidade, é libertador. A manifesta fraqueza de Deus por aqueles que neste mundo são considerados um nada, pede para a nossa ética eclesial uma mudança profunda que nos identifique com aqueles que não têm privilégio e tudo recebem sem cálculos egoístas. Nesses que consideramos insignificantes, passa a salvação de Deus e por isso seus interesses devem iluminar nossas decisões. Num mundo controlado pelos grandes e onde tudo se compra, se vende ou se adquire por privilégios, sua humildade e simplicidade para tudo acolher como dom são um estímulo para a nossa consciência. Por isso o Reino pertence aos que se fazem como eles. Nossas relações e estilos de vida, se deixam conduzir segundo a lógica dos pequenos ou na perspectiva dos grandes deste mundo?

Santo do Dia
Nossa Senhora da Assunção
\"Assunção? significa \"elevação?, \"subida da Mãe de Deus ao céu?

O dogma da Assunção foi proclamado por Pio XII, em 1950, e constitui uma das festas marianas mais importantes da Igreja. Desde o século VII, já se celebrava no Oriente a festa da \"dormição? de Nossa Senhora. O papa Sérgio I introduziu-a no Ocidente. A elevação de Maria de corpo e alma aos céus é a certeza de que, em Cristo, ressuscitaremos no último dia. Maria é nossa mãe, mas também é irmã nossa no céu, parte da humanidade glorificada pelo poder de Deus.