Consulta diaria

Primeira leitura: Ez 2,8-3,4: 
Ele fez-me comer o rolo, e era doce como mel em minha boca.
Salmo: Sl 118,14. 24. 72. 103. 111. 131 (R.103a): 
Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
Evangelio: Mt 18,1-5.10.12-14: 
Não desprezeis nenhum desses pequeninos.

 

Tema: Santa Clara, Virgem (Memória)

Naquele tempo: Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?' Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

 

Comentário

Os pequenos são os favoritos de Deus. Se você deseja entender a proposta teológica de Jesus, é importante começar apreendendo as antilógicas que ela propõe em nível social, cultural e religioso. Você não pode tirar Jesus de contexto: ele era judeu. Ele viveu em um ambiente governado pela lógica da exclusão. O legalismo, isto é, a lei elevada à categoria de Deus, dominava tudo, tornando alguns deles legais, puros, santos... E os outros ilegais, impuros e amaldiçoados. O primeiro grupo era formado pelas elites ricas e religiosas. O segundo para os pobres, os diferentes e os marginalizados. Desse último grupo, acreditava-se que, estando fora da lógica da religião, o amor de Deus não os alcançava. É por isso que a proposta de Jesus, no relato do Evangelho, é clara e vigorosa: acolher o menor e procurar as ovelhas perdidas e colocá-las no centro da comunidade, é o modo de ser do Deus que Jesus revelou.

Santo do Dia
S. Clara de Assis
c. 1194-1253 ? fundadora ? \"Clara? sugere \"lume?, \"claridade?

Natural de Assis e conterrânea de Francisco de Assis, S. Clara foi a fundadora das irmãs Franciscanas, conhecidas como Clarissas. Atingiu alto grau de perfeição evangélica, sendo canonizada dois anos após a sua morte. É invocada com a seguinte oração: Pela intercessão de S. Clara, o Senhor todo-poderoso me abençoe e proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, me dê a paz e tranqüilidade; derrame sobre mim as suas copiosas graças; e depois desta vida, me aceite no céu, em companhia de S. Clara e de todos os santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.